7 nov 2017, 15h17

Vamos decorar? Dicas de decoração para aproveitar melhor ambientes pequenos

Fonte: www.vivadecora.com.br

Ambientes pequenos são cada vez mais comuns, com a valorização do m² e a diminuição da metragem de apartamentos e casas, é preciso aproveitar cada cantinho na hora de decorar.

Confira algumas dicas dos profissionais da área para aproveitar melhor cada espaço da sua casa: 

Dica 1: Planejamento é fundamental

A primeira dica para quem está decorando ambientes pequenos é planejar. É necessário medir todos os cômodos antes de comprar os móveis para evitar investir no que não cabe na casa.


Dica 2: Móveis sob medida

Na hora de planejar a marcenaria, uma boa solução são móveis sob medida. Além de se encaixarem perfeitamente no espaço, eles se adequam às necessidades do morador e evitam o desperdício de espaço.


Dica 3: Cores neutras na base e nos revestimentos

Nada de investir em uma base com cores escuras, que podem transmitir a sensação de diminuição do espaço. Uma base neutra, com cores como o branco e o bege, pode ser utilizada e complementada com acessórios com cores mais ousadas. Essa dica é valiosa para, caso você enjoe das cores do ambiente, ter que apenas mudar os acessórios e não reformar todo o espaço.


Dica 4: Invista nos multifuncionais

Móveis e acessórios que se transformam em outros móveis e acessórios são amigos de quem precisa decorar ambientes pequenos. Um sofá que se transforma em cama, uma mesa de centro com abertura para um puff, um varal retrátil para a área de serviço.


Dica 5: Nichos são fundamentais

Quem precisa de espaços para guardar livros, acessórios e objetos da casa pode investir em nicho.


Dica 6: Portas de correr

Portas de abrir exigem um espaço para serem abertas, enquanto as de correr deslizam próximas à porta, economizando uma área de passagem. Invista nelas. 


Dica 7: Integração é o segredo

A integração ambientes tem sido uma saída para ganhar espaço. Isso aparece em cozinhas americanas ou sala de jantar e de televisão integradas.


Dica 8: Espelhos nunca são demais!

Espelhos dão a sensação de amplitude, então, vale a pena investir neles. Podem ser atrás de uma mesa de jantar e até da cama: é como se o espaço dobrasse de tamanho.


Alameda Santos, 455 - Conj. 305 - Cerqueira Cesar, São Paulo – SP

+55 11 3266-3066